segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Viragens - A importancia da pressão no pé de trás

Não há viragem com velocidade, power e flow em que não seja feita pressão no pé de trás.
Vejamos o exemplo de um cutback. Um dos pontos chave no Cutback é a torção ou rodagem do tronco  para direccionar a prancha no sentido inverso, ou seja, primeiro roda-se o corpo, depois a prancha. Outro ponto chave no Cutback é a pressão que é feita ao mesmo tempo no pé de trás, pois é essa pressão que vai determinar a velocidade, o power e o flow da viragem.
Um ponto chave feito sem o outro resulta num Cutback sem flow ou "engasgado".

A pressão no pé de trás é realizada de perna flectida e com o peso do surfista apoiado no calcanhar  de forma a por o rail na agua. Ao longo da curva que vai virando a prancha para trás, o rail vai sempre na agua, excepto na re-entrada na espuma, que é com o flat da prancha.

Um dos erros comuns é o surfista começar a fazer pressão/peso no pé de trás, mas a meio da curva levanta-se, ficando a manobra incompleta ou sem efeito.
A pressão deve ser mantida com perna flectida até a prancha estar virada para trás.

Uma forma excelente de treinar este movimento é praticar com o skate, onde se consegue simular o movimento de forma muito aproximada!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O aquecimento ideal num dia de frio

Alguns estudos realizados, e descritos por Lawrence E. Armstrong, têm como objectivo apurar qual o tipo de aquecimento mais eficaz em actividades outdoor que sejam praticadas com forte exposição ao frio, como é o caso do surf.
A performance dos atletas pode ser afectada negativamente se houver descidas na temperatura do corpo, o que é provável que aconteça nos dias em que a temperatura do ar e agua estão muito baixas, levando o atleta a ficar esgotado mais cedo.
Como o aquecimento antes de entrar na agua tem como função principal preparar os músculos, o sistema cardio-vascular e prevenir lesões, é importante perceber que tipo de aquecimento deverá ser realizado antes de uma surfada em dias de agua e ar frios, de forma a prepara/habituar o corpo a reagir de forma positiva a essas adversidades.
O estudo revela que o tipo de aquecimento mais adequado seja o de media intensidade e longa duração. Isto significa:

- aquecer durante mais tempo tipo 15m em vez de 10m, mas sem grandes esforços.
- correr uma distancia maior, mas mais devagar, passo mais lento
- mais repetições das series de exercícios de aquecimento mas com menor intensidade

A alimentação tambem tem um papel fundamental na manutenção da temperatura ideal do corpo em condições adversas de pratica desportiva, sejam elas frio ou calor intenso.
Este tema será debatido num próximo post.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Circuito Regional da Caparica - Datas


1ª Etapa - 19 e 20 de Fevereiro
2ª Etapa - 12 e 13 de Março
3ª Etapa - 09 e 10 de Abril
4ª Etapa - 29 e 30 de Outubro