terça-feira, 26 de outubro de 2010

Boa alimentação

Uma boa alimentação é parte fundamental da preparação do surfista para obter um desempenho ideal. A alimentação, alem de ser a nossa "gasolina", tambem tem influencia no nosso estado de disposição mental. O cuidado com o que se come não pode ser apenas antes dos treinos.
O nosso corpo tem de estar treinado para ter reservas de energia e isso só se consegue se o cuidado com a alimentação for diário.

As refeições devem repartidas em 5 vezes por dia; pequeno almoço, lanche a meio da manha, almoço, lanche a meio da tarde e jantar.
O segredo para uma boa alimentação é apostar em alimentos variados, carne, peixe, legumes de varias cores, frutas, sumos, batidos, cereais, pão, leite e iogurtes.
A agua é provavelmente o melhor amigo dos desportistas, antes e depois dos treinos. Devemos beber varias vezes ao dia, totalizando 1L por dia.

No entanto, a ultima refeição antes do treino oferece uma oportunidade final para repor os níveis de energia. Se a refeição antes do treino for o pequeno almoço, e for uma hora antes de entrar na agua, deve ser feito à base de alimentos de rápida digestão.

Exemplo para um bom pequeno almoço de rápida digestão:

- Batidos ou sumos naturais
- Torradas ou pão branco com doce ou manteiga
- Frutas maduras
- Barra de cereais

Exemplo para um bom pequeno almoço de digestão mais lenta, se for duas horas ou mais horas antes do treino:

- Cereais com leite
- Torradas de pão integral com mel
- Sandwiches com queijo, mel ou marmelada
- Frutas
- Bolachas integrais

Se por outro lado, a ultima refeição antes do treino for o almoço, deve ser 3 a 4h antes do treino.
Peixe ou carne com massas, batatas ou arroz, legumes saladas e no fim uma sobremesa são o ideal para ter energia durante a tarde. Fritos, gorduras e bebidas com gás tipo Coca-Colas, nem vê-los antes dos treinos! A gordura retarda a digestão, fazendo o surfista sentir-se desconfortável.


Depois dos treinos, é importantíssimo ir bebendo agua à temperatura ambiente, em pequenas quantidades de 15 em 15m ao longo de uma hora.
Comer uns snacks ou fruta (lanche da manha ou da tarde) tambem ajuda a repor a energia perdida até chegar à próxima refeição!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pedro Pi na XCULT


O Pedro Pi é o novo membro do Team patrocinado pelas pranchas XCULT, equipamento que já vinha usando desde a criação da marca.

Desta forma o Pedro vai ter uma relação ainda mais estreita e próxima com a marca, desenvolvendo assim uma cumplicidade entre ambos, que irá certamente contribuir para a sua evolução!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como analisar as previsões



Qualquer surfista que queira estar nas melhores ondas cada vez que entra um swell, precisa obrigatoriamente de saber "ler" as previsões de forma a saber quando e onde irão quebrar as melhores ondas.

Hoje encontra-se pela Internet variadíssimos sites que disponibilizam essa informação com bastante precisão. O problema é que para quem vê um site de previsões pela primeira vez, como o Wind Guru por exemplo, não percebe muito bem o que significam aquela quantidade industrial de setas e números que estão por lá.

Assim sendo, e usando como exemplo o WindGuru, há 5 informações importantes a ter em conta:


Velocidade do vento: É a velocidade com que o vento sopra.
Direcção do vento: É a direcção de onde sopra o vento.
Ondulação: É o tamanho da ondulação ou swell.
Direcção da vaga: É direcção de onde vem a ondulação.
Período da vaga: É a distancia medida em segundos entre duas vagas.

A velocidade do vento vem descrita em Kms ou Nós (opcional no site), quanto mais baixo for o numero, menos vento se prevê. Normalmente, quanto menos vento, melhor para o surf.

A direcção do vento vem assinalada com uma seta, que indica de onde vem o vento. Para perceber isto é só imaginar que estamos a ver um mapa de Portugal visto de cima sem esquecer a Rosa dos Ventos. O melhor vento é o que sopra de terra para o mar. Se estivermos na Costa de Caparica, a seta indicará <--- ou seja o vento vem de Leste, o melhor vento para esta praia.

A ondulação está descrita em Metros ou Feet (opcional no site) e representa o tamanho das vagas antes de chegarem à praia e se transformarem em ondas.

A direcção da ondulação vem assinalada com uma seta. Se a ondulação for pequena, por exemplo 1m, é aconselhavel procurar praias que fiquem mesmo de frente para a direcção da ondulação. Se a seta indicar ----> significa que vem de Oeste. A Costa de Caparica é um exemplo de uma praia virada para Oeste. Se a ondulação for grande, por exemplo 3 ou 4m, é necessario procurar praias que estejam viradas noutras direcções ou mais protegidas da entrada directa da ondulação.

O período da vaga é medido em segundos. É dos dados mais importantes na leitura das previsões. Quanto mais alto o numero que assinala o período, melhor as condições para o surf. Um período muito baixo, por exemplo 5 ou 6 segundos, significa que a ondulação não tem energia ou força suficiente para produzir ondas de qualidade. Um período de 11 a 15 segundos significa que cada onda vem bem separada da outra, logo com mais consistencia, energia e boa formação.

"Lidas" as previsões e escolhida a praia que receba o melhor vento e ondulação , é só procurar o spot com os melhores fundos, estar lá à hora certa da maré para facturar umas ondas!

Alguns sites de previsões:
WindGuru
Magicseaweed
Surfreport.pt
Beachcam.pt
Surf-Forecast
SweelWatch 3D



Slater vence em Portugal


Kelly Slater ao vencer Jordy Smith na final, resolveu dois problemas de uma assentada. Ficou mais perto do 10º titulo mundial e conseguiu finalmente um bom resultado em Portugal.

Foi uma final muito táctica onde a procura por ondas que permitissem bons scores foi uma constante. A experiência de Slater de 20 anos de competições foi decisiva. Kelly precisou de 13 ondas para conseguir duas aceitáveis. Jordy ainda sacou um aéreo superman mas, incaracteristicamente, ficou-se por ai a precisar apenas de um 6.23 para liderar o heat.
Já nos segundos finais, Slater com a prioridade colou-se ao Jordy impedido-o de apanhar alguma boa onda que pudesse entrar.
Mick Fanning já está fora da disputa, sendo a corrida final a dois, Slater e Jordy.
Próximo evento começa 30 de Outubro, Porto Rico.
O speaker da prova, Nuno Jonet afirmou que na final em Supertubos estava uma "moldura humana" maior que em Hossegor, França.
Peniche e a inegável qualidade das ondas, com a força da Rip Curl e TMN mais o apoio do publico, a provarem à ASP que Portugal é definitivamente um dos melhores, senão o melhor spot Europeu para realizar um WCT.
Para o ano há mais!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rip Curl Pro 2010...RD2

Que grande dia de surf, hoje segunda-feira, em Supertubos.
Durante a manha foi tubo atrás de tubo com um nível de surf tremendo. Nos picos ao lado do evento os free surfers tambem se divertiam com as magnificas condições.
Mais para o fim do dia os tubos foram desaparecendo, ficando mais fun, mas mantendo as excelentes condições.
Foi pena o Saca ter perdido.
Next Call amanha no Pico da Mota.

domingo, 10 de outubro de 2010

Lista final

Aqui fica a lista final dos atletas Sub 16 apurados para a finalissima em São Pedro do Estoril 6 e 7 de Novembro.

Rui Henriques
Basile Belime
João Kopke
Miguel Blanco
João Berberan
André Faria
Mateus Cunha Rego
Diogo Medeiros
Guilherme Fonseca
Pedro Alcobia
Pedro Pi
Ricardo Rei
Pedro Coelho
Miguel Cunha
Luis Lucas
António Faria

Rip Curl Pro

Altas ondas são o que não tem faltado nesta edição do Rip Curl Pro.

Quinta feira, dia do arranque com as meninas com altas ondas no Lagide.
Sexta feira, os prós em altas sessões de free surf durante todo o dia no Pico da Mota, entre os quais Andy, Pat, Martinez, Oton, Hobgoods, etc. Tivemos um ligeiro chat de alguns minutos com o Bobby Martinez, um tipo bem simpatico! (http://www.youtube.com/watch?v=c4-iVTK21go&feature=player_embedded). No fim do video, vejam como tudo começou!
Sabado, dia final das meninas no Lagide novamente com altas ondas a rondar os 2m offshore, sets bem maiores ao fim do dia.
Para terminar o dia, um jantar bem simpatico na tenda Vip da Rip Curl, nos supertubos, com o Gonças e o Pi.

Hoje Domingo ao meio dia, call nos supertubos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Apanhar ondas...

Uma das maiores dificuldades dos surfistas que começam a apanhar as primeiras ondas de outside é a fraca remada para as apanhar.

Por vezes acontece remarem com a técnica correcta e falharem a entrada, simplesmente porque a onda não dava para apanhar, mas isso é outro assunto, que tem a ver com a escolha de onda.

No que diz respeito à remada ficam aqui algumas dicas;

- Ao começar a remar em direcção à praia para apanhar a onda, olhar alternadamente para trás para perceber o momento em que a onda vai chegar, e olhar para a frente para onde se está a ir.
- Mãos fechadas em forma de concha.
- Remar sempre com os dois braços alternadamente.
- Em cada braçada, o braço vai o mais à frente possível, entra todo dentro de agua e sai o mais atrás possível, voltando novamente para a frente nunca levantando mais que o nível ombro.
- Quando pensarem que já estão na onda, dêem mais duas braçadas.

Quando for o momento de fazerem o stand up (pôr em pé), tentem mesmo pôr-se de pé. Mais vale cair ao tentar pôr-se de pé do que irem agarrados à prancha pela onda abaixo, o que normalmente dá uns wipe outs valentes!

domingo, 3 de outubro de 2010

Previsão para Peniche.....uuuuuuui!



Mais um swell bombastico a caminho do Rip Curl Pro!

sábado, 2 de outubro de 2010

Quicksilver Pro France


Terminou há instantes o Quicksilver pro France com tubos incríveis.

Mick Fanning foi o vencedor da final contra kelly Slater. Slater ao terminar em segundo soma assim mais pontos à sua liderança do ranking, seguido de Jordy Smith e Mick Fanning agora mais perto dos dois da frente.

Próxima quinta feira começa o show em Supertubos e pelas previsões a prova deve mesmo arrancar nesse dia!