terça-feira, 26 de outubro de 2010

Boa alimentação

Uma boa alimentação é parte fundamental da preparação do surfista para obter um desempenho ideal. A alimentação, alem de ser a nossa "gasolina", tambem tem influencia no nosso estado de disposição mental. O cuidado com o que se come não pode ser apenas antes dos treinos.
O nosso corpo tem de estar treinado para ter reservas de energia e isso só se consegue se o cuidado com a alimentação for diário.

As refeições devem repartidas em 5 vezes por dia; pequeno almoço, lanche a meio da manha, almoço, lanche a meio da tarde e jantar.
O segredo para uma boa alimentação é apostar em alimentos variados, carne, peixe, legumes de varias cores, frutas, sumos, batidos, cereais, pão, leite e iogurtes.
A agua é provavelmente o melhor amigo dos desportistas, antes e depois dos treinos. Devemos beber varias vezes ao dia, totalizando 1L por dia.

No entanto, a ultima refeição antes do treino oferece uma oportunidade final para repor os níveis de energia. Se a refeição antes do treino for o pequeno almoço, e for uma hora antes de entrar na agua, deve ser feito à base de alimentos de rápida digestão.

Exemplo para um bom pequeno almoço de rápida digestão:

- Batidos ou sumos naturais
- Torradas ou pão branco com doce ou manteiga
- Frutas maduras
- Barra de cereais

Exemplo para um bom pequeno almoço de digestão mais lenta, se for duas horas ou mais horas antes do treino:

- Cereais com leite
- Torradas de pão integral com mel
- Sandwiches com queijo, mel ou marmelada
- Frutas
- Bolachas integrais

Se por outro lado, a ultima refeição antes do treino for o almoço, deve ser 3 a 4h antes do treino.
Peixe ou carne com massas, batatas ou arroz, legumes saladas e no fim uma sobremesa são o ideal para ter energia durante a tarde. Fritos, gorduras e bebidas com gás tipo Coca-Colas, nem vê-los antes dos treinos! A gordura retarda a digestão, fazendo o surfista sentir-se desconfortável.


Depois dos treinos, é importantíssimo ir bebendo agua à temperatura ambiente, em pequenas quantidades de 15 em 15m ao longo de uma hora.
Comer uns snacks ou fruta (lanche da manha ou da tarde) tambem ajuda a repor a energia perdida até chegar à próxima refeição!

Nenhum comentário: