sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como analisar as previsões



Qualquer surfista que queira estar nas melhores ondas cada vez que entra um swell, precisa obrigatoriamente de saber "ler" as previsões de forma a saber quando e onde irão quebrar as melhores ondas.

Hoje encontra-se pela Internet variadíssimos sites que disponibilizam essa informação com bastante precisão. O problema é que para quem vê um site de previsões pela primeira vez, como o Wind Guru por exemplo, não percebe muito bem o que significam aquela quantidade industrial de setas e números que estão por lá.

Assim sendo, e usando como exemplo o WindGuru, há 5 informações importantes a ter em conta:


Velocidade do vento: É a velocidade com que o vento sopra.
Direcção do vento: É a direcção de onde sopra o vento.
Ondulação: É o tamanho da ondulação ou swell.
Direcção da vaga: É direcção de onde vem a ondulação.
Período da vaga: É a distancia medida em segundos entre duas vagas.

A velocidade do vento vem descrita em Kms ou Nós (opcional no site), quanto mais baixo for o numero, menos vento se prevê. Normalmente, quanto menos vento, melhor para o surf.

A direcção do vento vem assinalada com uma seta, que indica de onde vem o vento. Para perceber isto é só imaginar que estamos a ver um mapa de Portugal visto de cima sem esquecer a Rosa dos Ventos. O melhor vento é o que sopra de terra para o mar. Se estivermos na Costa de Caparica, a seta indicará <--- ou seja o vento vem de Leste, o melhor vento para esta praia.

A ondulação está descrita em Metros ou Feet (opcional no site) e representa o tamanho das vagas antes de chegarem à praia e se transformarem em ondas.

A direcção da ondulação vem assinalada com uma seta. Se a ondulação for pequena, por exemplo 1m, é aconselhavel procurar praias que fiquem mesmo de frente para a direcção da ondulação. Se a seta indicar ----> significa que vem de Oeste. A Costa de Caparica é um exemplo de uma praia virada para Oeste. Se a ondulação for grande, por exemplo 3 ou 4m, é necessario procurar praias que estejam viradas noutras direcções ou mais protegidas da entrada directa da ondulação.

O período da vaga é medido em segundos. É dos dados mais importantes na leitura das previsões. Quanto mais alto o numero que assinala o período, melhor as condições para o surf. Um período muito baixo, por exemplo 5 ou 6 segundos, significa que a ondulação não tem energia ou força suficiente para produzir ondas de qualidade. Um período de 11 a 15 segundos significa que cada onda vem bem separada da outra, logo com mais consistencia, energia e boa formação.

"Lidas" as previsões e escolhida a praia que receba o melhor vento e ondulação , é só procurar o spot com os melhores fundos, estar lá à hora certa da maré para facturar umas ondas!

Alguns sites de previsões:
WindGuru
Magicseaweed
Surfreport.pt
Beachcam.pt
Surf-Forecast
SweelWatch 3D



Nenhum comentário: