quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Dicas & Treino Técnico

Ver surf ao vivo

Ao longo deste mês de Janeiro o swell entrou algumas vezes entre os 5 e os 8m, sendo quase impossível surfar nas praias habituais. Somos obrigados a procurar picos menos expostos à entrada do swell e do vento desfavorável. Destes picos mais resguardados, há dois que frequentemente continuam a proporcionar boas ondas, Santo Amaro e o Inatel. O senão destes picos é que tem crowd, as entradas e as saídas são feitas por entre calhaus, a meio da onda aparecem lages que podem tornar a surfada um verdadeiro desespero, sendo desconfortável e não aconselhável para os "ainda" menos afoitos ou experientes. E assim se passam algumas semanas sem ir à agua, sem ir à praia, sem ter contacto com surf.

Mas também é nestas praias que muitas vezes se junta o maior numero de "prózada" por metro quadrado, há sempre fotógrafos e é frequente assistir a boas surfadas dos nossos prós nacionais. Santo Amaro e Inatel são um exemplo disso. São em Lisboa, tem excelente campo de visibilidade para quem assiste, são picos excelentes para ver surfar ao vivo. E o melhor de tudo é que é à borla.

Para quem "ainda" não esta preparado, e para aqueles que já lá surfam, assistir ás boas sessões de surf que se fazem por ali, vão aprendendo a estar bem colocados no pico, a saber que ondas apanhar, que ondas passam por cima da lage e que ondas passam por fora proporcionando um "ride" longo e cheio de manobras, qual a melhor fase da maré para surfar, onde entrar, onde sair...etc.

Passar uma ou duas horas a ver bom surf ao vivo (o mesmo tempo que a ver um jogo de futebol ou de ténis) faz maravilhas na evolução técnica de qualquer surfista. E tenho a certeza que muitos gostam mais de surf do que futebol!!

Nenhum comentário: