terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O erro

Há uns tempos atrás, um amigo meu, o Zé, pediu-me para o filmar durante uma surfada e ajuda-lo a identificar alguns erros que o estavam a impedir de levar o seu surf um pouco mais alêm. O Zé, quando viu as filmagens ficou desolado com a quantidade de erros técnicos que identificamos. Desde não flectir as pernas no bottom, não olhar para baixo nas top turns, deixava muitas vezes o peso atrás quando deveria estar á frente...enfim. Começou de imediato com o discurso de "não tenho jeitinho nenhum para isto, vou mas é continuar a fazer as minhas surfadinhas sem stress. Evoluir? Vou cag... para isso".

O que lhe disse foi que aquilo que vimos nas filmagens, mais do que erros eram experiências de aprendizagem. Disse ao Zé que o que ele precisava era de compreender o que é estava a fazer e que com a minha ajuda iria entender o que é que precisaria de fazer para melhorar os tais detalhes técnicos.

Só o simples facto de passar a ver os erros como experiências, passou a querer experimentar muito mais e a perceber com a minha ajuda o que é que ia melhorando e o que é que ainda teria de experimentar mais.

Com tanta experiência guiada e analisada acabou mesmo por melhorar e muito alguns dos tais detalhes técnicos basicos. Hoje já faz uns belos bottom turns e algumas lipadas com power e alguma fluidez! Até já anda com ideias de ir à Indonesia.

Zézinho, demorou algum tempo, tiveste de fazer muitas experiências e muitas horas de almoço na agua, mas valeu a pena ou não?

Nenhum comentário: