sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Observar as condições


Um dos maiores erros que a maioria dos surfistas de nível intermédio comete é não observarem as condições convenientemente antes de entrarem na agua. Entram onde está o crowd porque é ai que as ondas supostamente estão. Mas só isso não chega para saber onde é que vão quebrar as melhores ondas. Passam horas na agua com poucas ondas surfadas e atribuem a culpa disso a outros factores quando a maioria das vezes é por não saberem onde as ondas estão.

Do tempo que um surfista despende com o surf, seja a escolher ou a namorar pranchas, fatos, a ver previsões na net, filmes ou outra coisa qualquer, observar as condições durante 10 a 15 minutos antes de cada surfada é sem duvida o tempo mais precioso que um surfista pode despender. Enquanto põem wax na prancha, mudam as quilhas, viram o fato ao contrario..vejam o mar.

Mas então o que é que devem procurar quando observam as condições?
Ficam aqui algumas dicas para facturarem mais ondas no pico

1 - Verem onde está o melhor pico e marcarem um ponto de referencia em terra (bar da praia, chapéu de sol, carros etc) que permita, quando estiverem na agua, alinharem-se com essa referencia. Assim, se depois de apanharem uma onda o mar flatar por uns minutos, ou andarem um pouco perdidos, vão saber para onde remar e esperar pelo próximo set.

2 - Definirem a melhor forma de acesso ao pico, seja para entrar seja para regressar ao pico após cada onda surfada. Isto vai fazer com que cheguem mais depressa lá fora e com isso mais ondas podem apanhar. É da máxima importância saberem onde estão os canais. São eles que vos impedem de levar uma carga de porrada!

3 - No pico escolhido, quais são as melhores ondas. Se a zona de outside ou de inside ou ambas, se esquerdas ou se direitas. Que ondas proporcionam o maior numero ou qualidade de manobras.
Vejam o que é que os melhores surfistas apanham e em que zona do pico é que esperam pelas ondas.

4 - Não andem feitos baratas tontas de um lado para outro. Há surfistas que ao verem uma elevaçãozinha de nada a dar ao lado deles noutro pico, vão logo para lá. Mantenham-se no pico de acordo com o plano que traçaram de inicio. Só se deixar de dar ondas ou a qualidade do pico inicial piorar é que devem procurar outro. E para isso vão à areia ver onde está e como está esse pico alternativo, recomeçando o processo do inicio.

5 - Se as ondas estiverem com algum tamanho, mesmo que seja na vossa praia favorita que conhecem bem, percam esses 10 a 15 minutos a ver como estão as condições. As ondas dizem-nos tudo o que precisamos de saber. Só temos de perceber a mensagem. Para isso precisamos de tempo para a ler!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

1ª Etapa Campeonato Nacional Esperanças

Costa Caparica, Marcelino dias 13, 14 e 15 de Fevereiro.

Pedro Pi chegou ás meias finais da categoria de Sub-16 depois de passar os dois primeiros Rounds da prova em primeiro. Nas meias finais terminou na 3ª posição atrás de Mateus Cunha Rego e Rui Henrique, a precisar de apenas 3,50 para segundo, perfeitamente ao seu alcance pois realizou ondas com notas na casa dos 6 pontos.

No segundo Round protagonizou uma excelente recuperação ao passar de 4º para 1º nos últimos minutos, vencendo o Heat.
As condições estiveram bem difíceis no ultimo dia de prova, ondas com 2 metros e uma corrente arrasadora que não permitia ficar muito tempo no pico.

O Pi ocupa o 5º lugar do Ranking Sub-16
Proxima etapa, Lagoa de Albufeira dias 27, 28 e 29 de Março